O que é Flexografia?

Como é feito a impressão de logos nas embalagens? Conheça agora a flexografia: referência de tecnologia, qualidade e baixo custo.

EcoGioti Embalagens 29 / jan

O que é Flexografia? Confira o processo de fabricação das sacolas de papel!

Já se perguntou como os logos são impressos nas embalagens? A flexografia, um método referenciado por sua tecnologia avançada, qualidade e custo acessível, destaca-se como um dos principais processos para personalizar diversos materiais em grandes e pequenas quantidades com muita efetividade.

Neste post, a EcoGioti Embalagens elaborou um artigo para explicar para você de forma detalhada como funciona um dos métodos gráficos mais vantajosos do mercado: a impressão flexográfica.

O processo de flexografia é, em sua essência, bastante simples. A arte a ser impressa é esculpida em uma chapa de borracha em alto-relevo, conhecida como Clichê, assemelhando-se a um carimbo que receberá doses variadas de tinta.

Como funciona:

Foto de um clichê digital com arte em alto-relevo para melhor visualização da funcionalidade do material no processo de flexografia.

O cilindro de anilox, equipado com micro furos para captar a tinta do tanque, aplica a quantidade ideal na placa de clichê, que nesta etapa está fixada no rolo de impressão.

Imagem do cilindro de anilox transferindo tinta para o clichê de impressão e no papel kraft, no processo de flexografia

O substrato, neste caso, o papel kraft, passa entre os rolos, transferindo as cores para a embalagem, que logo em seguida será montada automaticamente.

Vantagens:

Custo: A flexografia destaca-se em grandes volumes de embalagens. Ao configurar o setup e outros detalhes, o processo é automatizado em alta velocidade, resultando em redução de custos para o produtor e o cliente.

Diversidade de Tiragens: O processo flexográfico oferece grande flexibilidade na quantidade mínima de pedidos, permitindo a produção desde grandes tiragens até quantidades mais reduzidas.

Qualidade: Com a digitalização dos clichês produzidos em fotopolímeros, a impressão flexográfica é capaz de reproduzir imagens detalhadas com alta precisão.

A EcoGioti, com mais de 13 anos de experiência no mercado, é especialista em Flexografia. Oferecemos uma ampla gama de opções de cores e designs para impressão em papel Kraft sustentável.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso!